Por que se envolver com o inglês?

blog

Digamos que você esteja apaixonado(a) por alguém. O que você faz? Certamente fará de tudo para se envolver cada vez mais com a pessoa. Você vai acordar e dormir pensando naquela pessoa. Vai querer ouvi-la o máximo que puder. Vai querer vê-la sempre que puder. Vai querer tê-la por perto o tempo todo.

Imagine sua relação de aprendizado da língua inglesa como se fosse uma relação com a pessoa pela qual você nutre aquela paixão. Ou seja, você tem de se envolver com a língua para poder aprender sobre ela cada vez mais.  Quanto mais você se envolver, mais aprenderá, mais saberá, mas se sentirá à vontade.

Não se esqueça que o processo de conquista é lento. Não acontece da noite para o dia. Que bom seria se aprendêssemos tudo sobre o grande amor de nossa vida em apenas um dia! Infelizmente, não é assim! Você tem os primeiros contatos com a pessoa. Sente-se meio desajeitado. Com o tempo vai se empolgando. Começa a se soltar um pouco aqui e outro ali. Poderá se decepcionar em alguns momentos. Ficará com raiva em outros. Mas, se você realmente gosta, fará de tudo para continuar envolvido com ela.

Enfim, com essa coisa de aprender inglês – ser fluente em inglês – é a mesma coisa. Para conhecer melhor e manter um excelente relacionamento, você tem de se envolver com a língua o máximo que puder.

2. Como ser envolver com inglês?

Assim como na conquista amorosa, você também precisa ter atitude para aprender inglês. Não tem essa de conto de fadas! Em outras palavras, não adianta estar apaixonado pela Angelina Jolie ou o Brad Pitt e esperar que eles apareçam em sua casa implorando para você ficar com ela (ou ele). Você tem de correr atrás.

O bom é que com a língua inglesa, essa coisa de se envolver é mais fácil. Afinal, a língua não vai rejeitar você. Ela não vai dar um fora (um toco) em você. Portanto, cabe a você, fazer a diferença! Como?

Seguem algumas dicas!

DICA I » Você já pensou em configurar seus eletrônicos em inglês? Que tal configurar o seusmartphonetablet, aparelho de TV, notebook, computador etc., em inglês? A desculpa de muita gente é: “Ah! Se eu fizer isso, não vou entender nada!“. A minha resposta é: “Se não fizer, vai continuar sem entender!

DICA II » Você já pensou em ter um diário (um caderno mesmo) no qual você descreve como foi seu dia em inglês? Isso mesmo! Fazer curtas redações sobre seu dia, ajuda a melhorar na escrita, no vocabulário, na gramática e outras coisas da língua inglesa. A desculpa de muitos é, “Mas, tem coisas que eu não vou saber como escrever!“. A minha resposta é: “Essa é a sua chance de descobrir o que ainda não sabe e então se esforçar para aprender“. 

DICA III » Que tal pensar em inglês? Sim! Você já experimentou pensar em inglês? Muito dizem, “Mas, para eu pensar em inglês, eu tenho de nascer em um país onde se fala inglês!“. Minha resposta: “Ok! Então, na próxima encarnação vamos torcer para você nascer em um!“.

DICA IV » Bata papo com seu (sua) amigo (a) em inglês? Você não tem amigo (a) com quem falar? Claro que tem! Sabe aquele(a) amigo(a) interno que fica dentro da sua cabeça dando umas ideias loucas ao longo do seu dia a dia? Então, fale inglês com ele(a)! Tem gente que diz, “Mas, vão achar que eu sou doido!“. Eu respondo: “E quem disse que aprender outra língua é coisa de gente normal!“.

DICA V » Ouça inglês sempre que puder. A desculpa da maioria é, “Mas, o que fazer se eu não entendo tudo?“. Minha resposta: “Você também não entendia português quando nasceu e hoje entende quase tudo!“.

DICA VI » Estude inglês o tempo todo! Aproveite seu tempo ocioso para se envolver com o inglês. A reclamação é: “Mas, eu não tenho tempo para estudar!“. Minha resposta: “Enquanto você perde tempo procurando por um milagre, poderia estar estudando!

As dicas acima já servem como guia para você saber como se envolver com o inglês. A ideia é que você faça com que a língua inglesa esteja sempre presente no seu dia a dia. Claro que nem sempre isso será possível; mas, como um pouco de mudanças de hábitos e força de vontade isso será possível. Enfim, tudo depende de você.

Para encerrar, uma outra pergunta que fazem é a seguinte: “Se eu seguir essas dias vou ficar fluente em um ano?“. A resposta seria: “Se você seguir essas dicas, garanto que em um ano você estará muito melhor do que está hoje. Lembre-se: fluência em uma língua não é um ponto que se atinge em determinado momento. Fluência em uma língua é algo que se desenvolve por meio dos estudos e conforme nos envolvemos cada vez mais e mais com a língua“.

Postado pelo site inglês na ponta da língua.