Matrículas abertas- aulas de
[...]julho / 2024
QUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR A ESTUDAR INGLÊS?
Estudar outras línguas passou a ser uma necessidade.
Os pais pensam em colocar os filhos em uma escola de idiomas desde cedo, pois o inglês, por exemplo, está presente em boa parte do nosso dia seja em rótulos de produtos e marcas que usamos, músicas que gostamos ou aplicativos que baixamos em nosso celular. Isso sem falar no mercado de trabalho que a cada dia exige mais de seus profissionais.
Idade certa, existe?
Não! No entanto, é comprovado que, quanto antes começarmos o contato com a língua, mais facilidade teremos em adotá-la de forma natural.
Logo que a criança nasce, ela é capaz de reconhecer os fonemas de qualquer língua. Alguns meses após o primeiro ano de vida, o cérebro começa a focar nos fonemas da língua materna. Porém, se ele continua sendo estimulado com a língua adicional, ele mantém essa capacidade para as duas línguas. Por isso, quanto antes a criança for exposta a uma língua adicional, maior será a sua capacidade de reconhecimento e produção dos fonemas.
O que muda é a metodologia de ensino, que é adaptada conforme a idade da criança.
**Alunos de até 2 anos não utilizam livros e sim as aulas baseiam-se em projetos que envolvem jogos e atividades lúdicas que vão auxiliá-los não só a aprender a língua mas também no desenvolvimento de outras habilidades como coordenação motora, por exemplo.
**Dos 3 aos 6 anos não se utiliza material escrito, já que a maioria não sabe escrever ainda. O ensino é feito através de livros com atividades que caibam nas habilidades da faixa etária.
**A partir dos 7 anos as crianças já conseguem ler, escrever e falar então na aula a professora utiliza todos esses recursos possíveis.
O processo deve ser aos poucos, o mais importante é não “pressionar” a criança no aprendizado. Ao longo das aulas o aluno vai se adaptando com o novo idioma e transformando ele em algo natural, exatamente como fazemos com a língua materna. Além disso, é importante que os pais proporcionem momentos de reforço em casa também. Quanto mais natural for o contato com a língua, melhor. Uma ideia legal é colocar o áudio da TV em inglês, baixar vídeos e aplicativos e a família também pode escolher um momento do dia e brincar em inglês, interagir em um jogo online ou executar tarefas do dia-dia como na hora do banho ou do lanche afim de criar mais momentos em que os filhos possam estar expostos ao idioma.