Matrículas abertas- aulas de
[...]julho / 2024
Especialização, experiência e habilidades interpessoais: o mercado de trabalho tem exigido isso e muito mais dos profissionais das mais diversas áreas. Afinal, com o número crescente de pessoas que têm acesso às universidades, é preciso se diferenciar para conseguir um bom cargo e se destacar da concorrência.
Saber um segundo idioma, por exemplo, pode ser essencial para aquelas pessoas que desejam trabalhar em multinacionais ou mesmo ascender e se desenvolver profissionalmente. Mas como aprender uma segunda língua mais rápido?
Essa é uma dúvida que persegue muitos profissionais que já estão no mercado e precisam se adaptar à nova realidade, seja aprendendo uma nova língua ou melhorando o nível do idioma — principalmente do inglês, que já se tornou pré-requisito básico.
No post de hoje, enumeramos 8 dicas que contribuirão para o seu sucesso na empreitada. Acompanhe:
Provavelmente você tem um objetivo para aprender uma segunda língua. Seja para conseguir um cargo melhor, trocar de empresa ou, até mesmo, obter um salário melhor, é fundamental ter foco.
Para simplificar esse momento, que tal contar com uma lista de fases pelas quais será preciso passar? Assim, você se mantém mais organizado e consegue aproveitar melhor o tempo de estudo. Consequentemente, isso o ajudará a acelerar o processo, basta sempre se lembrar da sua meta e seguir o passo a passo rumo a ela.
O ditado "a prática leva à perfeição" cabe bem nessa situação. Quanto mais contato você tiver com a língua, mais fácil será aprendê-la. Mesmo que você trabalhe o dia todo e não tenha tempo para estudar todos os dias por algumas horas, os pequenos intervalos servem.
Que sejam 15 minutos: nesse tempo, você deve se concentrar e praticar o que aprendeu, como expressões idiomáticas. Lembre-se de que o contato constante é o que ajuda a ter uma desenvoltura maior e assimilar os conteúdos com maior eficácia.
Com o acesso facilitado às tecnologias, aprender uma segunda língua ficou muito mais fácil. Hoje, existem inúmeros aplicativos no mercado que cumprem bem a função de ensinar o idioma, de acordo com o nível do estudante.
Além da gramática e do vocabulário, alguns ainda contam com recursos para aprender a pronúncia e dicionário, para que você assimile a aplicação da palavra e o seu significado. O bom é que os apps podem estar ao seu lado em todos os lugares, e você tem a oportunidade de estudar nas horas vagas. Duolingo, iTalki, Babbel são alguns dos mais populares.
Sabe aquele filme que você adora ou sua série preferida? Eles podem te ajudar a aprender uma segunda língua mais rápido. No entanto, não basta assisti-los. É preciso entender o contexto da história.
Por isso, se está começando a aprender o idioma, você deve acompanhar o enredo na sua língua original com a legenda. Depois de entender a história, comece a assistir sem esse recurso ou com os escritos no idioma original.
Mesmo que, a princípio, você não compreenda tudo, não se preocupe. Lembre-se também de anotar expressões e palavras que não conhece, para poder pesquisar posteriormente.
Depois de algum tempo, você verá o salto que o seu aprendizado dará. Para tanto, porém, é preciso tornar essa ação um hábito constante, fazendo com que o cérebro assimile melhor os novos conhecimentos.
Uma das melhores maneiras de se aprofundar em um idioma rapidamente é por meio da imersão. Mas no que ela consiste? Ouvir, conversar e conviver diretamente com nativos da língua. Ou seja: fazer um intercâmbio é a melhor maneira de se inserir nesse contexto.
Mesmo que você fique pouco tempo — por exemplo, um mês, durante as suas férias de trabalho —, essa opção é uma oportunidade de assimilar a língua de maneira consistente. A ideia é passar o dia todo em contato com o idioma que deseja aprender.
Por isso, evite ir com grupos muito grandes que falem o seu idioma, procure conhecer as expressões usadas no dia a dia deles e converse com pessoas locais. Não se esqueça de escolher uma boa escola, capaz de te dar esse suporte.
Com o tempo, o conteúdo estudado vai se perdendo, o que pode levá-lo ao esquecimento, se não for praticado. Por esse motivo, para lembrar-se do que foi visto e, consequentemente, contribuir para o seu desenvolvimento no idioma, opte por uma técnica de repetições.
Uma das mais utilizadas é aquela que tem a revisão espaçada em intervalos. Por exemplo: no princípio, o conteúdo pode ser revisado várias vezes ao dia; depois, a cada dois dias, quatro e assim sucessivamente, até que você tenha assimilado o material totalmente.
Apesar de a gramática ser fundamental, para aprender uma segunda língua mais rápido, dê prioridade ao vocabulário. Ao estudá-lo e se familiarizar com as palavras, a assimilação das regras será mais fácil posteriormente, tornando o seu aprendizado mais proveitoso.
Para isso, passe a escutar mais músicas no idioma e também a ler notícias, livros e outros conteúdos que sejam de seu interesse. Assim, você terá mais facilidade e conseguirá aprender cada vez mais, melhorando o seu nível.
Sabemos que o início do aprendizado é o momento mais complicado. Pouca coisa é compreendida, as fases se tornam mais demoradas e o conteúdo parece ter vindo de outro mundo. Para que isso não gere frustração e o desmotive, o recomendado é observar bastante as pessoas que já estão familiarizadas com o idioma.
Ouça-as conversando, observe como elas pronunciam as palavras e, também, a maneira como usam o vocabulário. Existem, inclusive, canais no YouTube que ajudam nessa questão, mostrando a palavra, sua colocação na frase e a pronúncia, para facilitar a vida do estudante.
Além de todas as dicas que apresentamos, um fator é fundamental para aplicá-las: motivação. A possibilidade de conseguir uma melhor colocação no mercado ou salários maiores incentiva muitas pessoas a procurarem se aperfeiçoar e se especializar. Portanto, trabalhe esse propósito e você verá como as coisas fluirão.
Viu como aprender uma segunda língua mais rápido é possível? Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja compartilhar alguma dica conosco? Deixe um comentário aqui no post e participe da discussão!