IDADE CERTA PARA COMEÇAR A ESTUDAR, EXISTE?

blog

QUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR A ESTUDAR INGLÊS?

Estudar outras línguas passou a ser uma necessidade.

Os pais pensam em colocar os filhos em uma escola de idiomas desde cedo, pois o inglês, por exemplo, está presente em boa parte do nosso dia seja em rótulos de produtos e marcas que usamos, músicas que gostamos ou aplicativos que baixamos em nosso celular. Isso sem falar no mercado de trabalho que a cada dia exige mais de seus profissionais.

Idade certa, existe?
Não! No entanto, é comprovado que, quanto antes começarmos o contato com a língua, mais facilidade teremos em adotá-la de forma natural.

Logo que a criança nasce, ela é capaz de reconhecer os fonemas de qualquer língua. Alguns meses após o primeiro ano de vida, o cérebro começa a focar nos fonemas da língua materna. Porém, se ele continua sendo estimulado com a língua adicional, ele mantém essa capacidade para as duas línguas. Por isso, quanto antes a criança for exposta a uma língua adicional, maior será a sua capacidade de reconhecimento e produção dos fonemas.

O que muda é a metodologia de ensino, que é adaptada conforme a idade da criança.

**Alunos de até 2 anos não utilizam livros e sim as aulas baseiam-se em projetos que envolvem jogos e atividades lúdicas que vão auxiliá-los não só a aprender a língua mas também no desenvolvimento de outras habilidades como coordenação motora, por exemplo.

**Dos 3 aos 6 anos não se utiliza material escrito, já que a maioria não sabe escrever ainda. O ensino é feito através de livros com atividades que caibam nas habilidades da faixa etária.

**A partir dos 7 anos as crianças já conseguem ler, escrever e falar então na aula a professora utiliza todos esses recursos possíveis.

O processo deve ser aos poucos, o mais importante é não “pressionar” a criança no aprendizado. Ao longo das aulas o aluno vai se adaptando com o novo idioma e transformando ele em algo natural, exatamente como fazemos com a língua materna. Além disso, é importante que os pais proporcionem momentos de reforço em casa também. Quanto mais natural for o contato com a língua, melhor. Uma ideia legal é colocar o áudio da TV em inglês, baixar vídeos e aplicativos e a família também pode escolher um momento do dia e brincar em inglês, interagir em um jogo online ou executar tarefas do dia-dia como na hora do banho ou do lanche afim de criar mais momentos em que os filhos possam estar expostos ao idioma.

Aqui, na CIC Idiomas você encontra aulas para bebês a partir de 18 meses de idade!