Idiomas sem Fronteiras: MEC abre inscrições

blog

Idiomas sem Fronteiras: MEC abre inscrições

 por Natália Plascak Jorge em 15/08/18 300 mil visualizações

Se você dá valor para cursos de línguas estrangeiras, esta dica pode ser muito útil: o Ministério da Educação abriu vagas para o programa Idiomas sem Fronteiras. Isso quer dizer que os Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas podem oferecer cursos presenciais de alemão, espanhol, francês, italiano e japonês e de português como língua estrangeira adicional.

Como é o programa

O programa Idiomas sem Fronteiras incentiva o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos são de graça, já que são feitas parcerias com universidades de todo o país. Uma de suas responsabilidades que acaba chamando atenção é a aplicação gratuita de testes de proficiência.

Quem pode participar

Podem participar dos cursos oferecidos pelo programa Idiomas sem Fronteiras estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, em universidades credenciadas como Núcleo de Língua (NucLi). Os professores ativos nessas instituições de ensino também podem se inscrever e participar das aulas.

As ofertas de cursos para 2018

  • Primeira oferta: As inscrições vão de 19 a 27 de fevereiro. As aulas começam no dia 26 de março.
  • Segunda oferta: As inscrições vão de 26 de março a 3 de abril. Os cursos terão início no dia 30 de abril.
  • Terceira oferta: As inscrições vão de 25 de abril a 4 de maio. As aulas começam em 4 de junho.
  • Quarta oferta: As inscrições vão de 4 a 12 de junho. As aulas começam em 9 de julho.
  • Quinta oferta: As inscrições vão de 9 a 17 de julho. As aulas começam em 13 de agosto.
  • Sexta oferta: As inscrições vão de 13 a 20 de agosto. As aulas começam em 17 de setembro.
  • Sétima oferta: As inscrições vão de 17 a 24 de setembro. As aulas começam em 22 de outubro. 
  • Oitava oferta: As inscrições vão de 16 a 25 de outubro. As aulas começam em 26 de novembro.

Número de vagas

O número de turmas depende da oferta e do potencial de vagas de cada universidade, com o mínimo de 15 e o máximo de 25 alunos por turma. O número de vagas pode sofrer alterações a cada oferta, dependendo da disponibilidade de carga horária dos professores de cada universidade.

Como fazer a inscrição

Os interessados em participar do Idiomas sem Fronteiras devem se inscrever pelo Sistema ISF Aluno. É preciso ficar esperto porque as universidades fazem reuniões de orientação antes do começo das aulas para confirmar a matrícula e saber o nivelamento dos alunos. Os selecionados que não participarem dessas reuniões estarão automaticamente desclassificados das aulas.

 

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Você pode utilizar até mesmo o aplicativo para isso. Se precisar de ajuda, pode conferir o passo a passo.

Níveis dos cursos presenciais

O foco do Idiomas sem Fronteiras são os níveis intermediários e avançados, B1, B2, C1 e C2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência). Para algumas universidades, também é permitido oferecer cursos para níveis iniciantes, A1 e A2. Os cursos se concentram na preparação para a internacionalização e para o desenvolvimento de habilidades linguísticas das línguas estrangeiras para fins acadêmicos e/ou universitários.

Saiba quais são as instituições parceiras.

Gostou das dicas? Faça já a sua inscrição no Idiomas sem Fronteiras!

QUERO BOLSAS