8 Dicas de Como Aprender uma Segunda Língua

blog

Especialização, experiência e habilidades interpessoais: o mercado de trabalho tem exigido isso e muito mais dos profissionais das mais diversas áreas. Afinal, com o número crescente de pessoas que têm acesso às universidades, é preciso se diferenciar para conseguir um bom cargo e se destacar da concorrência.

Saber um segundo idioma, por exemplo, pode ser essencial para aquelas pessoas que desejam trabalhar em multinacionais ou mesmo ascender e se desenvolver profissionalmente. Mas como aprender uma segunda língua mais rápido?

Essa é uma dúvida que persegue muitos profissionais que já estão no mercado e precisam se adaptar à nova realidade, seja aprendendo uma nova língua ou melhorando o nível do idioma — principalmente do inglês, que já se tornou pré-requisito básico.

No post de hoje, enumeramos 8 dicas que contribuirão para o seu sucesso na empreitada. Acompanhe:

8-dicas-de-como-aprender-uma-segunda-lingua-mais-rapido.jpg

1. Tenha um propósito

Provavelmente você tem um objetivo para aprender uma segunda língua. Seja para conseguir um cargo melhor, trocar de empresa ou, até mesmo, obter um salário melhor, é fundamental ter foco.

Para simplificar esse momento, que tal contar com uma lista de fases pelas quais será preciso passar? Assim, você se mantém mais organizado e consegue aproveitar melhor o tempo de estudo. Consequentemente, isso o ajudará a acelerar o processo, basta sempre se lembrar da sua meta e seguir o passo a passo rumo a ela.

2. Pratique diariamente

O ditado "a prática leva à perfeição" cabe bem nessa situação. Quanto mais contato você tiver com a língua, mais fácil será aprendê-la. Mesmo que você trabalhe o dia todo e não tenha tempo para estudar todos os dias por algumas horas, os pequenos intervalos servem.

Que sejam 15 minutos: nesse tempo, você deve se concentrar e praticar o que aprendeu, como expressões idiomáticas. Lembre-se de que o contato constante é o que ajuda a ter uma desenvoltura maior e assimilar os conteúdos com maior eficácia.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

Com o acesso facilitado às tecnologias, aprender uma segunda língua ficou muito mais fácil. Hoje, existem inúmeros aplicativos no mercado que cumprem bem a função de ensinar o idioma, de acordo com o nível do estudante.

Além da gramática e do vocabulário, alguns ainda contam com recursos para aprender a pronúncia e dicionário, para que você assimile a aplicação da palavra e o seu significado. O bom é que os apps podem estar ao seu lado em todos os lugares, e você tem a oportunidade de estudar nas horas vagas. DuolingoiTalkiBabbel são alguns dos mais populares.

Baixe agora

4. Torne o momento de aprendizado também de lazer

Sabe aquele filme que você adora ou sua série preferida? Eles podem te ajudar a aprender uma segunda língua mais rápido. No entanto, não basta assisti-los. É preciso entender o contexto da história.

Por isso, se está começando a aprender o idioma, você deve acompanhar o enredo na sua língua original com a legenda. Depois de entender a história, comece a assistir sem esse recurso ou com os escritos no idioma original.

Mesmo que, a princípio, você não compreenda tudo, não se preocupe. Lembre-se também de anotar expressões e palavras que não conhece, para poder pesquisar posteriormente.

Depois de algum tempo, você verá o salto que o seu aprendizado dará. Para tanto, porém, é preciso tornar essa ação um hábito constante, fazendo com que o cérebro assimile melhor os novos conhecimentos.

5. Faça uma imersão

Uma das melhores maneiras de se aprofundar em um idioma rapidamente é por meio da imersão. Mas no que ela consiste? Ouvir, conversar e conviver diretamente com nativos da língua. Ou seja: fazer um intercâmbio é a melhor maneira de se inserir nesse contexto.

Mesmo que você fique pouco tempo — por exemplo, um mês, durante as suas férias de trabalho —, essa opção é uma oportunidade de assimilar a língua de maneira consistente. A ideia é passar o dia todo em contato com o idioma que deseja aprender.

Por isso, evite ir com grupos muito grandes que falem o seu idioma, procure conhecer as expressões usadas no dia a dia deles e converse com pessoas locais. Não se esqueça de escolher uma boa escola, capaz de te dar esse suporte.

8-dicas-de-como-aprender-uma-segunda-lingua-mais-rapido.gif

6. Utilize a técnica de repetições para aprender uma segunda língua mais rápido

Com o tempo, o conteúdo estudado vai se perdendo, o que pode levá-lo ao esquecimento, se não for praticado. Por esse motivo, para lembrar-se do que foi visto e, consequentemente, contribuir para o seu desenvolvimento no idioma, opte por uma técnica de repetições.

Uma das mais utilizadas é aquela que tem a revisão espaçada em intervalos. Por exemplo: no princípio, o conteúdo pode ser revisado várias vezes ao dia; depois, a cada dois dias, quatro e assim sucessivamente, até que você tenha assimilado o material totalmente.

7. Dê prioridade ao vocabulário

Apesar de a gramática ser fundamental, para aprender uma segunda língua mais rápido, dê prioridade ao vocabulário. Ao estudá-lo e se familiarizar com as palavras, a assimilação das regras será mais fácil posteriormente, tornando o seu aprendizado mais proveitoso.

Para isso, passe a escutar mais músicas no idioma e também a ler notícias, livros e outros conteúdos que sejam de seu interesse. Assim, você terá mais facilidade e conseguirá aprender cada vez mais, melhorando o seu nível.

8. Seja observador

Sabemos que o início do aprendizado é o momento mais complicado. Pouca coisa é compreendida, as fases se tornam mais demoradas e o conteúdo parece ter vindo de outro mundo. Para que isso não gere frustração e o desmotive, o recomendado é observar bastante as pessoas que já estão familiarizadas com o idioma.

Ouça-as conversando, observe como elas pronunciam as palavras e, também, a maneira como usam o vocabulário. Existem, inclusive, canais no YouTube que ajudam nessa questão, mostrando a palavra, sua colocação na frase e a pronúncia, para facilitar a vida do estudante.

Além de todas as dicas que apresentamos, um fator é fundamental para aplicá-las: motivação. A possibilidade de conseguir uma melhor colocação no mercado ou salários maiores incentiva muitas pessoas a procurarem se aperfeiçoar e se especializar. Portanto, trabalhe esse propósito e você verá como as coisas fluirão.

Viu como aprender uma segunda língua mais rápido é possível? Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja compartilhar alguma dica conosco? Deixe um comentário aqui no post e participe da discussão!